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A difícil arte de falar em público

Se você é daqueles executivos que treme diante de uma platéia, tranquilize-se, pois há cura para o seu mal. (Mônica Santos)


Um bom executivo tem de ter múltiplas habilidades. Liderança, capacidade de negociação e um vasto currículo são apenas algumas delas. O problema é que, muitas vezes, exige-se também a capacidade de falar diante de uma platéia. Aí, as coisas começam a se complicar. Primeiro vem a ansiedade. Depois, o suor e as mãos trêmulas, por último, a voz começa a falhar. Se você se enquadra nesse perfil, não entre em apuros. Há um número cada vez maior de executivos que procuram quem lhes ensine a falar bem.

“A boa comunicação é fundamental em qualquer profissão”, diz Eliane Aguiar, psicóloga e instrutora do curso “A arte de falar em público”. “E certamente, os que melhor sabem se comunicar são os que mais se sobressaem”, afirma. Para tanto, disse, existe uma série de técnicas disponíveis, que ajudam a superar os problemas mais internos, como a timidez e a ansiedade. Fatores que impedem uma boa comunicação.


Planejamento


Quando assumiu a coordenação na área de Pedidos Eletrônicos de Medicamentos da Ita Representações de Produtos Farmacêuticos Ltda, Solismar Amorim viu que era hora de aperfeiçoar sua comunicação. “Quando assumi um cargo de chefia, fiquei em evidência”, diz. “Senti, então, uma maior necessidade de me comunicar melhor, tanto nas reuniões com meus funcionário quanto no contato com os clientes”, diz.

Solismar, então procurou o curso da Eliane Aguiar, que lhe permitiu identificar suas principais dificuldades e reforçar comportamentos positivos na sua comunicação. “Pude perceber que a dificuldade de falar em público é geral para a maioria das pessoas e isso já causa um certo alívio”, diz. Porém, segundo ele, o mais importante neste aspecto é o planejamento. E quem pensa que a espontaneidade ficará comprometida, ocorre o contrário. Ficamos mais tranquilos em relação aos gestos e imagem, e podemos nos concentrar melhor nos assunto abordado”.

Outra coisa que o vendedor aprendeu foi a coordenar suas idéias. “Se tinha certa dificuldade para iniciar uma reunião, era pior ainda para terminar”, diz Solismar Amorim. Depois do curso, com certas técnicas, o executivo aprendeu a ser mais objetivo dentro do planejamento prévio de sua exposição e não cansar os ouvintes.


Administradora “curou-se”em curso de oratória


Quando teve que fazer uma palestra em seu ambiente de trabalho e não se saiu tão bem quanto queria, a administradora de empresa e técnica do tesouro nacional, T. L. P., também buscou ajuda num curso de oratória. “Pude aprender várias técnicas e realmente hoje me sinto mais relaxada quando tenho que falar em público”, diz.

Um dos problemas de Taís era justamente a taquicardia e tremura, que a impediam de ficar espontânea e se concentrar no assunto.

Treinamento


Através das filmagens de seu comportamento realizado no curso ela pôde visualizar suas falhas, além também da ajuda do grupo para melhorar sua postura e a voz. Porém a dificuldade maior é colocar as técnicas em prática no dia a dia, havendo a necessidade de constante treinamento. Mas, a administradora diz que se sente bem diferente desde que participou do curso, pois aprendeu que essa dificuldade não é só sua, ficando mais fácil ter e manter a empatia com os ouvintes.


Problema decorre de respiração inadequada


O método da psicóloga Eliane Aguiar promete, em 16 horas tornar as pessoas aptas a falar com desenvoltura, no seu curso ministrado a políticos, professores, empresários, profissionais liberais, estudantes e até donas de casa.


Relaxamento ajuda


A principal queixa dos “alunos”, segundo Eliane, é a taquicardia quando há necessidade de falar em público. Outras são o suor frio e a tremura nas mãos e nas pernas. Geralmente são sintomas que ocorrem devido às pressões e repressões durante a infância que aparecem na idade adulta, quando a pessoa fica exposta a alguma situação. “Porém, muitos desses sintomas estão ligados a uma respiração incorreta, advinda dessas pressões”.

Por isso, nos cursos, a instrutora também dá orientações quanto a respiração e relaxamento. Além de sempre realizar os trabalhos em grupo. É uma forma das pessoas serem checadas em suas dificuldades e reforçadas nos seus pontos positivos, já que estão em contato com o outro. Outras técnicas utilizadas são as filmagens que permite, também a modificação de comportamento prejudiciais à boa comunicação.


A arte de comunicar


O sucesso de falar em público depende muito das técnicas empregadas


- A linguagem deve ser sempre simples; em caso de palavras difíceis, traduzí-la logo em seguida; - É preciso passar entusiasmo; - É importante olhar para as pessoas enquanto fala, a fim de sentir sua reação; - A preparação é importante; - A voz tem que estar firme e passar segurança e credibilidade; - As palavras devem ser pronunciadas com clareza e pausadamente; - Evitar vícios de linguagem como “né”, “ok”, “aah”; - A objetividade é importante tanto no início quanto no final: evitar o prolixismo; - Evitar movimentos para frente e para trás, o corpo deve estar firme; - Evitar cruzar os pés, seja em pé ou sentado; o ideal é distribuir o peso do corpo sobre as duas pernas; - Evitar mãos nos bolsos; - Evitar braços cruzados e gestos abaixo da cintura ou acima da linha da cabeça; além dos cotovelos grudados ao tronco.

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