top of page

 BLOG 

A indústria da palestra

Falar em público sobre vários assuntos já virou profissão de alguns e renda extra para quem tem o que transmitir.


A psicóloga Eliane Aguiar trabalha procurando colaborar com a resolução das dificuldades e limitações que as pessoas têm ao falar em público. Ela conta que nem todas pessoas que dominam determinada área de conhecimento têm capacidade de ministrar palestras. "Muitos preferem escrever livros ou outro tipo de divulgação por não terem boa comunicação", afirma. São pessoas que possuem problemas de dicção ou que convivem com o medo universal de falar em público.

A psicóloga trabalha as causas desses problemas com o objetivo de eliminá-los. Para isso, ela utiliza todos os seus conhecimentos em psicologia e de técnicas para se falar em público. Segundo ela, o número de pessoas que procuram sua empresa tem aumentado. "Parece que um novo segmento profissional e econômico surgiu: a indústria da palestra".

Eliane frisa que costuma atender empresários, estudantes universitários e, até mesmo, pessoas idosas que descobriram dons artísticos na terceira idade. A psicóloga ressalta que fazer palestra é uma arte e demanda boa administração de tempo e conteúdo. "Um bom palestrante não vai ministrar palestras para alimentar o ego. Ele deve pensar antes de tudo público, qual será a utilidade de seus conhecimentos na vida daquelas pessoas",afirma.

Mas, para isso, Eliane destaca que é fundamental conhecer bem o tipo de público para administrar bem a linguagem utilizada. "É fundamental que o palestrante se situe na realidade do público e que use exemplos do dia-a dia", afirma. Um outro fator destacado pela psicóloga é a clareza na comunicação."Uma linguagem simples pode alcançar muitos mais que termos técnicos, dominados apenas por grupos específicos", conta.

"Respeitar o público é fundamental". Essa frase se aplica a todos os aspectos de uma palestra. Segundo Eliane, o visual discreto é importante para não desviar a atenção das pessoas, mas as roupas devem se adequar ao local e tipo de espectadores. Um outro fator destacado pela psicóloga é a administração do tempo. "A interatividade com o público é importante, mas é elegante ser pontual e dirigir bem a palestra", afirma.

Para completar, Eliane ressalta que administrar todos os fatores citados é uma arte."Mas vale a pena aprender e saber projetar melhor o conteúdo para a platéia. As pessoas devem ousar e trocar conhecimentos, pois o que eu sei na mão de muitos será melhor aproveitado", completa.

Posts em Destaque
Últimos Posts
Categorias
Nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Outros artigos que você pode gostar:

CADASTRE-SE E RECEBA

NOSSOS INFORMATIVOS

bottom of page