Atreva-se a falar em público
- Jornal Estado de Minas - Belo Horizonte
- 24 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
- Você anda dispensando oportunidades de se manifestar em público?
- Você sabia que as oportunidades são como um animal, cabeludo na frente e careca atrás, e que, só conseguirá agarrá-lo quando vier pela frente, pois, quando passar não conseguirá pegá-lo mais?

Às vezes deparamos com situações que nos levaria a galgar maiores patamares, mas, por falta de estarmos devidamente preparados, não enxergamos o que se apresenta diante de nossos olhos.
Quantas vezes você deixou escapar de suas mãos oportunidades importantes para sua vida social e profissional, porque teria que se expor em público?
Lendo esta matéria você deve estar se lembrando de, pelo menos, uma vez que deixou de se mostrar e colocar suas idéias, e, possivelmente, enriquecer um grupo de pessoas com suas informações.
Existem alguns receios que podem e devem ser eliminados ao falar em público: receio de não se expressar e transmitir um recado de forma clara e concisa. Ou de não ser aceito pela maioria dos ouvintes. Quem sabe, também, receio de não saber como iniciar ou terminar a sua fala e não saber a hora de sair de cena. Será que pode ser também medo de dar um belo vexame e ser ridículo e perder as condições e prestígio já alcançados?
Surgem, então, algumas desculpas: não posso ler na igreja hoje, ou subir ao palanque, ou fazer um discurso ou palestra para os funcionários, ou apresentar o trabalho para os colegas, ou conversar com o grupo de amigos, pois: estou sem os óculos; não estou apropriadamente trajado; não treinei o suficiente para me sair bem; estou ou sou gago; as palavras podem sumir e ficarei em má situação; estou com a voz rouca; meu coração está disparado; minha respiração está ofegante; etc,etc,etc.....
Acredite: é possível dominar e sobreviver a isso tudo.
Durante o curso FALAR EM PÚBLICO: FERRAMENTA DE UM LÍDER que é oferecido em Belo Horizonte, na rua Guajajaras, 910, você estará aprendendo técnicas para vencer algumas dificuldades e bloqueios, ser mais agradável aos olhos e aos ouvidos dos ouvintes, além de descobrir que poderá fazer bem melhor o que você já faz. Tem uma metodologia que irá auxiliar as pessoas a vencerem desafios, ensinando técnicas de oratória e como serenar o corpo e a mente na hora de se expor.
É interessante como alguns alunos que iniciam o curso com alguns vícios, (ritmo vagaroso ou acelerado da fala, ausência ou excesso de gestos, nés, tás, aahh, ou trejeitos que tanto prejudicam o orador) conseguem eliminá-los durante o curso ou diminuí-los com o passar do tempo.
Aprendem, de forma lúdica, bem humorada e simples, exercícios que os auxiliarão nas mudanças essenciais de comportamento e têm, como suporte, o auxilio da filmagem que lhes oferecem um feedback mais fidedigno.
Atreva-se. Corra riscos. E como disse Albert Einstein: “faça as coisas o mais simples que você puder, porém não as mais simples”. Não espere as coisas acontecerem, faça acontecer.
Eliane Aguiar
Consultora Psicóloga Clínica, Hipnoterapeuta Belo Horizonte/MG
Posts recentes
Ver tudo“A arte de falar em público”. Este é o nome de um curso que desde a manhã de hoje está sendo ministrado pela instrutora Eliane Aguiar, de...