Locução, questão de talento e timbre
Cursos podem ajudar na desinibição e ensinar técnica vocal; alunos aprendem a falar em público e convencer.
(Karina Drummond – especial para o Tempo)
Falar em Público
Há ainda o curso que ensina a falar em público. A desinibição é um dos pontos altos para quem quer se comunicar bem. As aulas ajudam a administrar o nervosismo e também ensinam técnicas de articulação e clareza das palavras.
A psicóloga Eliane Aguiar trabalha há dezesseis anos com pessoas que querem melhorar a comunicação. São vários perfis de profissionais que procuram o curso Falar em Público: Ferramenta de um Líder. Para Eliane, as pessoas precisam ser acima de qualquer coisa, vendedoras e devem aperfeiçoar a auto-percepção e a observação do outro. “Não adianta ter uma voz linda se a pessoa não se explora, não se conhece e não se percebe”, afirma.
Mais de novecentas pessoas passam por ano pelo curso que ensina técnica de improviso, relacionamento, posturas e gestos adequados, ênfases e pausas, tons de voz aliados à segurança e credibilidade e dinâmicas de desinibição. Empresas como a Telemar, Volkswagen e Banco do Brasil já tiveram profissionais participando do curso. De acordo com Eliane, é fundamental ordenar as idéias, estimular a criatividade e aguçar a sensibilidade. “Tenho que ser assertiva porque trabalhar com comunicação é muita responsabilidade”, diz.