Vícios de Linguagem
- Jornal Pampulha
- 24 de nov. de 2016
- 1 min de leitura

PG.A4: "...Eliane Aguiar, professora e fundadora da escola de Comunicação e Expressão que leva seu nome, aponta outras razões que dificultam a comunicação. "Timidez, medo de errar, perfeccionismo, prolixidade, falta de técnica, vaidade, aparentar o que não é, falar sem saber o significado. Tudo isso vai contra o principal objetivo da comunicação, que é fazer o outro entender a mensagem.
Ambigüidade: É a possibilidade de uma mensagem admitir mais de um sentido. Geralmente é provocada pela má organização das palavras na frase. Ex: "Como vai a cachorra da sua mãe?" ("que cachorra? A mãe ou a cadela criada pela mãe?")
Plebeísmo: Normalmente utiliza palavras de baixo calão, gírias e outras deste mesmo tipo. É tido pela norma culta como sendo o mais odiado e repulsivo de todos os vícios de linguagem existentes. Ex: " Tá ligado nas quebradas, meu chapa?"
PG. A6: O nosso aluno e futuro advogado, Paulo Henrique Nascimento, atualmente em curso de Oratória em nossa escola, deu entrevista ao Jornal Pampulha e disse que: " falar errado indica despreparo para a vida profissional"...
JORNAL PAMPULHA - Belo Horizonte
Posts recentes
Ver tudo“A arte de falar em público”. Este é o nome de um curso que desde a manhã de hoje está sendo ministrado pela instrutora Eliane Aguiar, de...