top of page

 BLOG 

Medo de falar em público. O que é e como vencê-lo?

Você sabia que muitas pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer?

Um estudo feito pelo jornal inglês "Sunday Times", que abordou 3000 americanos, pedindo que classificassem seus medos em uma escala, do nível menor ao maior, revelou que falar em público lidera este ranking para 41% dos entrevistados.


Conforme a pesquisa, este medo superou o medo de altura ou insetos (ambos com 22%), dificuldades financeiras (32%) e por último o medo da morte (com 19%).


Mas não precisamos ir tão longe para constatar que falar em público é, realmente, um dos maiores medos da humanidade. Veja o resultado de uma pesquisa feita pelo programa "Globo Repórter" junto aos seus telespectadores em 2009:

Pergunta: "Do que você tem mais medo?"

  1. Falar em público: 15.30%

  2. Doenças: 13.27%

  3. Morte: 12.17%

  4. Águas profundas: 10.07%

  5. Solidão: 8.27%

  6. Altura: 6.77%

  7. Desemprego: 6.72%

  8. Dívidas: 6.09%

  9. Sair à noite na rua: 4.12%

  10. Elevador e lugares fechados: 3.30%

  11. Injeção: 3.26%

  12. Dirigir: 2.68%

  13. Avião: 2.67%

  14. Insetos: 2.21%

  15. Escuro: 2.18%

  16. Cachorro: 0.93%

Mas de onde vem esse medo tão grande de se expor diante de outras pessoas?


A ansiedade ao falar em público é algo extremamente comum, e todos nós temos. Isto é normal, desde que seja moderado, pois o excesso desse sentimento pode ser considerado uma fobia - a Glossofobia.


Para as pessoas que enfrentam essa fobia, os sintomas mais comuns que surgem antes ou durante a apresentação são: boca seca, rigidez muscular (principalmente no pescoço, nas lombares e nas costas), voz tensa e trêmula, e nos casos mais extremos, aumento da pressão arterial e batimento cardíaco, ataque de pânico ou sudorese.

Quando a pessoa está nesse estágio, o mais indicado é buscar ajuda de profissionais da área da psicologia ou psiquiatria, que poderão avaliar melhor quais os motivos que provocaram este comportamento, geralmente relacionado à situações vivenciadas no passado. Se necessário, até mesmo tratamentos por meio de remédios poderão ser utilizados.


É possível falar bem mesmo com medo?


Se o medo de se comunicar em público é tão recorrente entre as pessoas, porque alguns se saem tão bem em situações de exposição pública? Eles nasceram com um dom específico para isto? A resposta é Não. Todos nascemos iguais. Seria muito bom se sempre que nascesse uma criança o médico pudesse dizer: " - Esse aqui vai ser um futuro palestrante, e dos bons." Mas infelizmente isso não é possível.


Qualquer pessoa que você admira, pelo seu poder de comunicação e persuasão, só chegou a este estágio depois de muito exercício prático. E pode ser até que elas ainda tenham um medo moderado, mas conseguem superar.


Exatamente por isso a capacidade de falar bem em público está ao alcance de todas as pessoas, desde que estejam dispostas a se desenvolverem. Veja algumas dicas:

  • Se conheça bem. Saiba quais são os seus pontos fracos e fortes. Procure entender as suas emoções, principalmente em situações de exposição. Crie mecanismos de autocontrole para lhe ajudar ao perceber o surgimento do desconforto no momento de uma exposição em público.

  • Domine bem o tema. Quanto mais tempo você se dedicar a estudar o assunto a ser apresentado, mais tranquilo você se sentirá e menor a chance de errar.

  • Utilize material de apoio. Não confie somente na sua própria cabeça. Crie um roteiro ou script para apoiar seu raciocínio. Se for possível, apresente suas idéias através de slides, com um número reduzido de tópicos em cada slide para ajudá-lo na condução da sua apresentação. A atenção das pessoas será voltada também para o material e não apenas para você. Lembrando que o material de apoio é apenas um suporte, não substituindo a presença do orador.

  • Conheça seus ouvintes. Quando for possível, estude sobre seus espectadores. Assim você será capaz de criar um conteúdo mais voltado para eles e também utilizar um estilo de linguagem que seja mais adequado

  • Seja bem humorado. Despertar o sorriso é uma excelente forma de persuasão. O bom humor é capaz de transmitir segurança e autoconfiança, mesmo que por dentro você esteja ansioso.

  • Seja natural. Tenha em mente que quem detém o conteúdo da apresentação é você. As pessoas, geralmente, não sabem exatamente o que e como você vai apresentar. Por isso, seja você mesmo(a). Devemos procurar agradar a platéia, mas não se preocupe exageradamente em agradar a todos.

Como vimos, o medo de falar em público não deve ser um 'bicho de 7 cabeças'. Se você tem essa dificuldade, anime-se, você não está sozinho(a) neste mundo! O importante é estar disposto(a) a se capacitar para enfrentar seu medo e obter melhores resultados em sua vida profissional e pessoal.


Temos cursos específicos para ajudar na superação dessas dificuldades. E você pode escolher entre cursos individuais, em grupos ou in company. Dispomos do serviço de 'Personal Coaching', com método específico para auxiliá-lo a alcançar seus objetivos.


Fale com a gente através dos nossos canais de comunicação.

Posts em Destaque
Últimos Posts
Categorias
Nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Outros artigos que você pode gostar:

CADASTRE-SE E RECEBA

NOSSOS INFORMATIVOS

bottom of page