top of page

 BLOG 

E se alguém fizer uma pergunta e eu não souber a resposta?

Existe um receio de não saber responder uma questão feita por alguém da plateia. E como agir? Esse fator é algo que preocupa muito os alunos e que faz com que muitos deixem de fazer apresentações.

E o que leva alguém a fazer perguntas ao palestrante? São vários os motivos. Vou enumerar alguns:

- Porque a pessoa tem uma dúvida e quer aprender mais;

- Por desejar ser notado diante de todos;

- Para testar se orador domina o tema de fato;

- Para atrapalhar a apresentação do orador por não gostar da pessoa ou do tema;

E por pensar que essa situação possa ocorrer, é que muitos perdem a oportunidade de falar e transmitir a sua mensagem.

Tem alunos que falam: Eliane, eu entro em pânico só de pensar que alguém possa me perguntar algo, tirar uma dúvida e eu não conseguir responder.

Você tem algumas opções, vamos ver:

- Confessar que no momento não tem conhecimento, que irá pesquisar melhor para dar uma resposta a todos em breve. O importante é não inventar uma resposta. O público pode perceber e ficará muito ruim. Preserve a sua imagem.

Essa resposta não terá grandes consequências caso você já tenha um reconhecimento e autoridade, mas existem outras possibilidades:

- Você pode devolver a pergunta para a pessoa que a fez e perguntar qual a opinião dela. Por exemplo: “qual a sua opinião ou “O que você pensa sobre esse assunto?” ou “ Qual a reflexão que você faz sobre esse caso?” A resposta pode vir da própria pessoa e você já terá uma Ideia para dar a sua resposta;

- Você pode também ser mais abrangente e devolver a pergunta para o grupo. Por exemplo: “O que vocês pensam sobre essa questão?” Poderá assim conseguir encontrar uma resposta mediante as colocações do público, já que você tem um estudo sobre o tema;

- Propor voltar ao assunto mais adiante na apresentação também é uma possibilidade. A resposta poderá surgir em sua mente ou a plateia pode não se lembrar de voltar à questão.

Para deixar a pessoa que fez a pergunta satisfeita com você, a convide no final a ter uma palavra com você e assim combinar de enviar a resposta em particular. Será uma boa oportunidade de entrar em contato novamente. Procure responder mesmo.

Com a prática, os receios de fazer apresentações e passar por situações difíceis vão diminuindo. O importante é ter a coragem de começar e pegar experiência. Boa sorte!


Posts em Destaque
Últimos Posts
Categorias
Nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Outros artigos que você pode gostar:

CADASTRE-SE E RECEBA

NOSSOS INFORMATIVOS

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Belo Horizonte/ MG 

oratoria@faleempublico.com.br

 (31) 99283-2322 (whatsapp)

© 2016-2021, todos os direitos reservados à 

Eliane Aguiar Comunicação e Expressão

bottom of page